• Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

O valor do autoconhecimento

Como o espiritismo pode nos ajudar nos dias de hoje!

A vida esta diferente. Disso ninguém dúvida. Os dias correm, dando a impressão generalizada de que algo esta por acontecer. Cresce a ânsia de nos conhecermos mais interiormente e para isso buscamos respostas.

 No contato intenso que mantenho com muitos irmãos nas várias turmas de estudo do Centro Espírita Jesus tenho observado que certos comentários tornaram -se uma constante, como por exemplo: Sinto um vazio interior ou Busco algo que não sei verbalizar. Isso tem me feito refletir que chegamos a um ponto de insatisfação interior, exatamente por estarmos equivocados em relação ao que realmente tem valor na vida.

Inversão de valores, aí reside o nosso principal problema, temos bons carros mas não somos motoristas concientes, temos acesso a faculdade, mas não necessariamente seremos profissionais com senso de responsabilidade, temos a tecnologia a nosso favor e a usamos com segundas intenções, erramos quando deixamos de conjugar o verbo ser e passamos a conjugar o verbo ter.

A Doutrina Espírita, com a coerência de quem trabalha paralela a ciência e que necessariamente se atualiza, vem nos trazendo a informação de que nossa busca pode chegar ao fim quando entendermos que somente através do autoconhecimento é que poderemos realmente encontrar as respostas que tanto procuramos. Daí muitos poderiam perguntar: Mas como faremos isso? A resposta já era nos dada pelos filósofos gregos quando diziam: Valorizem as dúvidas. Questionem a si próprio, aos outros , a vida. O quê? Como? Onde? Quando? Por que? Não desistam da busca. Conhecimento é libertação,é sairmos da nossa própria ignorância para sabermos o que realmente estamos fazendo aqui.

Durante muito tempo fomos educados para olhar para fora, quando tudo o que procurávamos estava todo o tempo muito perto.
Agora vivemos o tempo de aprender a ter respeito por nós, a nos amarmos, para que possamos tão somente assim, respeitar e amarmos o próximo , praticando uma das máximas do espiritismo que diz:-Fazei ao teu irmão o mesmo que esperas que façam para ti!
Nos disse  André Luis: Para subir, espírito algum dispensará o esforço de si mesmo, no aprimoramento íntimo...

Esforcemo-nos !!!

Que a paz faça morada no coração de todos nós e que sejamos merecedores de nossos sonhos!

Adriana (facilitadora)


 

Comentários

avatar naida luzia alencar de magalhaes
0
 
 
É muito importante, o reformulador para ler, também divulgação.
Nome *
Email (Para verificação e resposta)
Código   
ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Envia Comentário
Cancela
Nome *
Email (Para verificação e resposta)
Código   
ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Envia Comentário
 

Destaque

A vida é curta

Um simples adesivo, fixado num vidro de carro, revela uma filosofia de vida muito perigosa. 
Diz assim: A vida é curta. Quebre algumas regras. 
Precisamos analisar esta cultura do Aproveite a vida, pois ela é curta, com bastante cuidado. 
Percebemos que esse tipo de entendimento circula pelo mundo fazendo muitos adeptos que, por vezes, caem em armadilhas terríveis, sem perceber. 
Parece haver em muitas pessoas uma aversão a regras, a leis, mesmo quando essas servem apenas para regular a vida em sociedade. Por isso, tão necessárias. 

Leia mais...