• Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

O valor do autoconhecimento

Como o espiritismo pode nos ajudar nos dias de hoje!

A vida esta diferente. Disso ninguém dúvida. Os dias correm, dando a impressão generalizada de que algo esta por acontecer. Cresce a ânsia de nos conhecermos mais interiormente e para isso buscamos respostas.

 No contato intenso que mantenho com muitos irmãos nas várias turmas de estudo do Centro Espírita Jesus tenho observado que certos comentários tornaram -se uma constante, como por exemplo: Sinto um vazio interior ou Busco algo que não sei verbalizar. Isso tem me feito refletir que chegamos a um ponto de insatisfação interior, exatamente por estarmos equivocados em relação ao que realmente tem valor na vida.

Inversão de valores, aí reside o nosso principal problema, temos bons carros mas não somos motoristas concientes, temos acesso a faculdade, mas não necessariamente seremos profissionais com senso de responsabilidade, temos a tecnologia a nosso favor e a usamos com segundas intenções, erramos quando deixamos de conjugar o verbo ser e passamos a conjugar o verbo ter.

A Doutrina Espírita, com a coerência de quem trabalha paralela a ciência e que necessariamente se atualiza, vem nos trazendo a informação de que nossa busca pode chegar ao fim quando entendermos que somente através do autoconhecimento é que poderemos realmente encontrar as respostas que tanto procuramos. Daí muitos poderiam perguntar: Mas como faremos isso? A resposta já era nos dada pelos filósofos gregos quando diziam: Valorizem as dúvidas. Questionem a si próprio, aos outros , a vida. O quê? Como? Onde? Quando? Por que? Não desistam da busca. Conhecimento é libertação,é sairmos da nossa própria ignorância para sabermos o que realmente estamos fazendo aqui.

Durante muito tempo fomos educados para olhar para fora, quando tudo o que procurávamos estava todo o tempo muito perto.
Agora vivemos o tempo de aprender a ter respeito por nós, a nos amarmos, para que possamos tão somente assim, respeitar e amarmos o próximo , praticando uma das máximas do espiritismo que diz:-Fazei ao teu irmão o mesmo que esperas que façam para ti!
Nos disse  André Luis: Para subir, espírito algum dispensará o esforço de si mesmo, no aprimoramento íntimo...

Esforcemo-nos !!!

Que a paz faça morada no coração de todos nós e que sejamos merecedores de nossos sonhos!

Adriana (facilitadora)


 

Comentários

avatar naida luzia alencar de magalhaes
0
 
 
É muito importante, o reformulador para ler, também divulgação.
Nome *
Email (Para verificação e resposta)
Código   
ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Envia Comentário
Cancela
Nome *
Email (Para verificação e resposta)
Código   
ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Envia Comentário
 

Destaque

Virtudes e Defeitos

É notável como conseguimos ver, todos os dias, a todos os instantes, os defeitos alheios.
Dificilmente encontraremos alguém que não se mostre propenso a apontar erros e absurdos dos outros.
Muitos casamentos acabam porque marido e mulher passam a ver tanto os defeitos um do outro, que se esquecem que se uniram porque acreditavam se amar.

Leia mais...